história

1936

Internato

Em 12 de dezembro de 1936, foi formada em Santa Catarina a Federação de Assistência aos Lázaros, com a presença do Governador do Estado Sr. Nereu de Oliveira Ramos e a Presidente da Federação de Assistência aos Lázaros, Sra. Eunice Weaver.

1961

Presidente do Educandário Sra. Madalena Moura Ferro com o Governador eleito de Santa Catarina, Sr. Celso Ramos, comemorando sua posse junto as crianças na instituição.

1979

Educação Infantil e Educação Complementar

Com o avanço da ciência, o Mal de Hansen já pode ser tratado em casa sem o trauma da separação familiar, O Educandário passou a oferecer Educação Infantil e Educação Complementar.

Denominado Educandário Santa Catarina, a instituição teve em seus objetivos iniciais dar ao hanseniano assistência mais humana e às crianças nascidas com o estigma, saúde, assistência e atenção.

Nossa Inspiração: Reggio Emilia

A abordagem pedagógica do Educandário Santa Catarina orienta e cultiva o desenvolvimento integral da criança. Os espaços são organizados para as suas peculiaridades e os materiais são pensados para desafiar suas habilidades. A Natureza tem papel fundamental no processo de aprendizagem, que acontece por meio de explorações, pesquisa e construção. Isso garante diversificadas experiências, além de promover o protagonismo e a autonomia da criança.quando soube do movimento pela educação na pequena cidade, decidiu arregaçar as mangas e fazer a diferença na educação dessas crianças.

A filosofia se desenvolveu na cidade de Reggio Emilia, localizada ao Norte da Itália. O pontapé inicial foi dado pela comunidade, desejosa de reconstruir a cidade devastada pela Segunda Guerra Mundial.

O professor Loris Malaguzzi, quando soube do movimento pela educação na pequena cidade, decidiu arregaçar as mangas e fazer a diferença na educação dessas crianças.

“As crianças pequenas são encorajadas a explorar o ambiente e a expressar a si mesmas através de todas as suas linguagens naturais ou modos de expressão, incluindo palavras, movimentos, desenhos, pinturas, montagens, esculturas, teatro de sombras, colagens, dramatização e música” 
(Loris Malaguzzi)

Quem Somos

O Educandário Santa Catarina é uma organização da sociedade civil, privada e sem fins lucrativos que oferece serviços de educação e assistência social. Atende cerca de 540 crianças e adolescentes na Educação Infantil e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Oferecemos acompanhamento interdisciplinar nas áreas de nutrição, saúde, serviço social e psicologia. Dentro dos serviços oferecidos estão ainda oficinas de capoeira, dança, fotografia, música, valores e xadrez.

Tudo aqui já foi um sonho

Cléa Duarte Raitz
Superintendente Geral

Nossa Estrutura

Em setembro de 2021, ainda em meio à pandemia da Covid-19, o Educandário Santa Catarina passou a atender as crianças e adolescentes na nova estrutura. O prédio, projetado especialmente para o ESC, tem uma área construída de 6.359 m² e a acessibilidade foi uma das necessidades atendidas (rampas e banheiros de acordo com a legislação).

O complexo tem 28 salas de aula, sala multiuso, setor administrativo, cozinha completa, almoxarifado e refeitório, que podem atender até 700 crianças. Também foi construída uma quadra de esporte coberta com vestuários infantil e adulto. Além disso, e não menos importante, há todo o espaço externo (gramados e areia) para as crianças se divertirem com liberdade.

Outro ponto alto da nossa estrutura é a Biblioteca Camila Veber*, inaugurada em março de 2023, no prédio que, originalmente, era a capela da instituição. Atualmente, o acervo da biblioteca conta com 1.541 exemplares.

 *Camila Veber foi aluna do Educandário dos três aos sete anos e sempre foi lembrada por ser uma menina alegre e carismática, que gostava de música, arte e folclore. Quando tinha quatro anos, foi diagnosticada com LLA (Leucemia Linfóide Aguda) de alto risco. A partir desse momento, a menina deu início ao tratamento com quimioterapia, radioterapia e medicamentos. Apesar de passar por momentos de muitas complicações, depois de três anos, a menina foi considerada curada. Contudo, oito meses depois a doença voltou muito forte e ela faleceu, pouco antes de completar oito anos, em 27 de janeiro de 1999. E por fazer parte da história do Educandário de forma tão especial, Camila Veber teve seu nome escolhido para nomear a biblioteca.

Nossa Diretoria

Presidente:
Marly Ziliotto Gomes

Vice-Presidente:
João Moacir Will

Superintendente Geral:
Cléa Duarte Raitz

1ª Secretária: Nadir Maria Stahelin Garcia
2ª Secretário: Jocelito de Pierri Guarezi

1ª Tesoureiro: Mário César Peres
2ª Tesoureira: Ivanir Maria Koerich


Conselho Fiscal

Titulares:
Elias Fernandes Eufrasio
Jorge Muller
José Roberto da Silva

Suplentes:
Janis Regina Dal Pont
Valter Vieira da Silva

Nossos tesouros