Educação Infantil passa a participar das Oficinas de Música

Educação Infantil passa a participar das Oficinas de Música

19 de maio de 2022 Blog 0

Diferentemente da edição de 2019, onde apenas as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participavam da Oficina de Música, o projeto “Oficinas Educandário Santa Catarina – Transformando Realidades (Ano 2)” agora é oferecido também às crianças da Educação Infantil do ESC, com idades entre 12 meses e seis anos.

A ideia é apresentar a música mais como ferramenta de socialização, de consciência e expressão corporal e, não menos importante, de diversão. As professoras participam das aulas com as crianças.

“Não é sobre como você ensina a música, mas como a criança aprende. É necessário apresentar modalidades e padrões diferentes, alternando os movimentos. A musicalização infantil é muito importante na primeira infância, especialmente até os 3 anos de idade”, comenta Assia Barreto, responsável pela Oficina de Música na Educação Infantil do ESC. Assia explica que as aulas seguem etapas pré-estabelecidas: acolhida (apresentação), aquecimento corporal e vocal, música de cultura popular, música contemporânea, momento rítmico e relaxamento.

Já para as crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (de 6 a 14 anos), a música ganha um pouco mais de amplitude, com a apresentação de instrumentos variados (tais como violão, teclado, pandeiro, percussão e flauta) e um processo mais reflexivo sobre a música. “Meu objetivo é apresentar aos alunos diferentes tipos de música, de forma lúdica, trazendo diversidade e sociabilização. Ao final, a proposta é criar uma composição coletiva e trazer um pouco da verdade de cada um. Até lá meu desejo é que as crianças e adolescentes tenham um conhecimento musical mais amplo e ouvidos mais críticos”, explica o professor Thomas Albuquerque.