Educandário SC se reúne com equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

Educandário SC se reúne com equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

19 de fevereiro de 2024 Blog 0

Na última sexta-feira (16), a Assistente Social, Liliane Ferreira, e a Coordenadora Pedagógica do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Salete Martins, se reuniram com a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)-Forquilhinhas para apresentar os serviços da instituição e discutir a questão das vagas disponíveis para crianças e adolescentes do contraturno escolar que residem no município de São José.

Além das duas representantes do Educandário SC, estiveram presentes na reunião a Diretora da Proteção Social Básica, Fernanda Tesser, a Coordenadora dos CRAS, Fernanda Legal, e a equipe de técnicas do CRAS Forquilhinhas. Durante a reunião, foi realizado estudo de casos e organização de cronograma de reuniões para 2024. “Esses momentos são de extrema relevância para o trabalho de ambos os espaços, pois nos aproxima e nos possibilita trocas fundamentais para enfrentarmos (juntas) situações complexas das quais a assistência social faz parte”, explica a Assistente Social, Liliane Ferreira.

Atualmente, o Educandário é parceiro da Secretaria de Assistência Social de São José, por meio do SCFV, serviço que está ligado à Política Nacional de Proteção Social Básica. O principal objetivo do serviço é fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. “O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem um caráter preventivo, pautado na defesa e na afirmação de direitos, e no desenvolvimento de capacidades dos usuários”, completa Liliane.

O fluxo do serviço se dá, principalmente, pelo CRAS e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), onde as equipes desses equipamentos realizam os atendimentos às famílias. Por meio de critérios específicos, eles identificam a demanda e fazem os devidos encaminhamentos. Após esse processo é que o Educandário SC realiza a matrícula e passa a acompanhar a família.

Para participar do SCFV do Educandário SC as famílias precisam estar referenciadas nestes equipamentos da assistência social, terem o cadastro único e serem famílias com perfis (apresentarem situação de vulnerabilidade social).