Conheça os oficineiros: Thomas Albuquerque (Oficina de Música)

Conheça os oficineiros: Thomas Albuquerque (Oficina de Música)

21 de junho de 2022 Blog 0

E vamos a mais uma apresentação dos novos oficineiros do “Oficinas Educandário Santa Catarina – Transformando Realidades – Ano 2/2022”, com o professor de música Thomas Albuquerque.

Thomas Albuquerque nasceu em Florianópolis e tem 31 anos. A paixão pela música foi uma herança paterna, já que o pai do Thomas era professor de violão. Assim, ele teve contato com a música desde pequeno e aos 10 anos já tocava violão. Como o sonho era tocar guitarra, aos 11 anos foi presenteado pela avó com o instrumento.

Thomas chegou a tocar com o pai, mas foram poucas oportunidades, pois o pai faleceu quando ele tinha 15 anos. Aos 16, o jovem dava aulas de violão e tocava na noite. Thomas é graduado em música pela UDESC e tem mestrado em música (processos criativos). Segundo ele, a graduação ajudou a ampliar o conhecimento e auxiliou na reflexão da prática, passando de um técnico do instrumento ao papel social do professor de música.

Em 2022, Thomas soube da vaga para professor de música e se candidatou. O objetivo das aulas é apresentar a diversidade musical e promover a sociabilização das crianças e dos adolescentes. “Quero que as crianças e adolescentes tenham vários acessos diferentes a música, por meio de canções e apreciação musical. Gostaria de fazer uma composição coletiva durante o ano e trazer a verdade de cada um com essa composição”, explica.

Para os pequenos, Thomas trabalha a socialização e a consciência corporal por meio de canções de roda e contação de histórias.Para os maiores, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o músico pretende trabalhar com alguns instrumentos musicais disponíveis no ESC, que são violão, teclado, pandeiro, percussão e flauta.

“Eu desejo que eles saiam da oficina com mais conhecimento musical, com ouvidos mais críticos, com o pensamento reflexivo. Que eles tragam suas verdades para a sala e se conectem com as músicas. Afinal, a música não é desconectada da sociedade”, completa.

 

A Oficina de Música faz parte do projeto “Oficinas Educandário Santa Catarina – Transformando Realidades – Ano 2”, que contempla ainda as oficinas de capoeira, música e fotografia, aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC 193562).