Educandário recebe 9º Encontro Nacional de Capoeira

Educandário recebe 9º Encontro Nacional de Capoeira

13 de novembro de 2019 Blog 0

Foi com grande alegria que o Educandário SC recebeu mais uma edição do Encontro Nacional de Capoeira, no dia 8/11.  Participaram mais de 80 crianças do Serviço de Convivência, além de um público de 400 pessoas. O evento contou ainda com a presença de mestres e professores de vários estados brasileiros, que colocaram a nova graduação nos alunos.

Um dos momentos mais marcantes e esperados pelas crianças da Oficina de Capoeira é a troca de faixa, quando o aluno alcança uma nova graduação de capoeira. “É o momento que as crianças mais anseiam o ano todo, pois mostra que cresceram e evoluíram na capoeira. O contato com outros capoeiristas, sejam eles crianças ou profissionais, é de grande importância para as crianças”, explica o responsável pela oficina, Mestre Senzala, que também é coordenador do Grupo Capoeira Brasil em Santa Catarina, considerado um dos quatro maiores do mundo.

O evento teve várias atrações e a participação das crianças das oficinas de música e dança.

Saiba mais

A Confederação Brasileira de Capoeira (CBC) é um dos principais sistemas que organizam e unificam a graduação da capoeira. A graduação adotada pela CBC é feita por cordas seguindo as cores da bandeira nacional.

1º Estágio – Cordão verde (aluno) : 1 ano

2º Estágio – Cordão amarelo (aluno): 1 ano

3º Estágio – Cordão azul (aluno): 1 ano

4º Estágio – Cordão verde-amarelo (aluno): 1 ano

5º Estágio – Cordão verde-azul (aluno): 1 ano

6º Estágio – Cordão amarelo-azul (aluno Instrutor): 2 anos

7º Estágio – Cordão verde-amarelo-azul (aluno Formado): de 2 a 3 anos;

8º Cordão branco-verde (Monitor): de 3 a 5 anos

9º Cordão branco-amarelo (Professor): título postulado pelo trabalho realizado na Capoeira

10º Cordão branco-azul (Contra Mestre): título postulado pelo Mestre responsável do Grupo

11º Cordão branco (Mestre): título postulado pelo reconhecimento dos Mestres mais antigos da Sociedade Capoeirística.

Os cordões de classificação, também chamados de rabo de rato, são feitos com o trançado de nove fios de seda, sendo três grupos de três fios. Apesar da importância do cordão, é proibido o seu uso durante competições individuais ou por equipe, sendo apenas permitido o uso de calças brancas de tecido de brim ou similares e camisa branca de malha com o escudo da instituição representada.