Educandário Santa Catarina comemora 86 anos e celebra os projetos realizados na instituição

Educandário Santa Catarina comemora 86 anos e celebra os projetos realizados na instituição

12 de dezembro de 2022 Blog 0

Neste dia 12 de dezembro, o Educandário Santa Catarina celebra 86 anos de existência. Quando a instituição nasceu, lá em 1936, os objetivos eram totalmente diferentes dos dias atuais.  Inicialmente, o Educandário SC era um internato, onde as crianças sadias dos hansenianos eram internadas (na época, a hanseníase não tinha cura e tratamento). Com o avanço da ciência e a chegada da cura, o internato passou a não ter a mesma relevância e por isso passou a oferecer Educação Infantil.

De lá para cá, muita coisa mudou e hoje o Educandário Santa Catarina é uma instituição conhecida e reconhecida no mercado. São cerca de 540 crianças atendidas diariamente, divididas em Educação Infantil (de 12 meses a 6 anos) e contraturno escolar (de 7 a 14 anos). Mais de quatro mil refeições são oferecidas todos os dias e as crianças e adolescentes ainda participam de diversas atividades e projetos que impactam positivamente a forma de se relacionar e de ver o mundo.

Um exemplo de sucesso é o trabalho desenvolvido dentro do Projeto “Oficinas Educandário Santa Catarina – Transformando Realidades – Ano 2”, sob o PRONAC nº 193562, que oferece oficinas de Capoeira, Dança, Fotografia e Música. Por meio dessas oficinas, as crianças e adolescentes têm a oportunidade de sociabilizar, aprender, explorar a criatividade, liberdade para criar e pensar, compartilhar sonhos e entrar no universo artístico e cultural que o projeto propõe.

Ao longo do ano, os oficineiros realizam com as crianças e adolescentes uma série de atividades, além de participarem de eventos que incluem: apresentações, mostras, feiras e congressos, visitas em empresas e parceiros do Educandário.

A realização do segundo ano do projeto, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, vem sendo ainda mais especial, pois é a continuidade e a efetivação de um trabalho feito com dedicação e que transforma, diariamente, centenas de realidades com amor! Viva o projeto das Oficinas! Parabéns, Educandário Santa Catarina!