Educandário Santa Catarina recebe o 23º Encontro Nacional de Capoeira

Educandário Santa Catarina recebe o 23º Encontro Nacional de Capoeira

12 de novembro de 2025 Na Mídia 0

O Educandário Santa Catarina, entidade privada sem fins lucrativos que atende gratuitamente 540 crianças em São José, recebeu, no dia 7 de novembro, o 23º Encontro Nacional de Capoeira. O evento contou com a participação de reconhecidos mestres e professores de quatro estados brasileiros.

Em 2025, o Encontro Nacional de Capoeira fez um tributo ao Mestre Bimba, criador da Capoeira Regional, uma metodologia para o ensino da Capoeira que foi desenvolvida na década de 1920 e que continua até hoje.

Um dos momentos mais marcantes e esperados pelas crianças e adolescentes da Oficina de Capoeira do ESC é a Troca de Corda, quando o aluno alcança uma nova graduação de capoeira. O evento celebra a dedicação, o esforço e a superação dos alunos. “A Troca de Corda simboliza a união e a força da cultura popular brasileira. Essa celebração mostra a evolução das crianças na capoeira. O contato com outros capoeiristas, sejam eles crianças ou profissionais, é de grande importância. O evento reafirma o compromisso da instituição com o ensino de valores culturais e sociais por meio da arte, da cultura e da educação”, explica o oficineiro, Mestre Senzala, que também é coordenador do Grupo Capoeira Brasil em Santa Catarina, considerado um dos quatro maiores do mundo.

A Oficina de Capoeira, que faz parte do projeto “Oficinas de Cultura e Arte Transformando Realidades”, aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC 230615), contempla ainda oficinas de dança e música.

O projeto é patrocinado pelas empresas: BRDE, Casas d´Água, Macromaq, Dominik Metal Center, Engie, DVA e FNS Importação.