Educandário SC se reúne com equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
Na última sexta-feira (16), a Assistente Social, Liliane Ferreira, e a Coordenadora Pedagógica do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Salete Martins, se reuniram com a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)-Forquilhinhas para apresentar os serviços da instituição e discutir a questão das vagas disponíveis para crianças e adolescentes do contraturno escolar que residem no município de São José.
Além das duas representantes do Educandário SC, estiveram presentes na reunião a Diretora da Proteção Social Básica, Fernanda Tesser, a Coordenadora dos CRAS, Fernanda Legal, e a equipe de técnicas do CRAS Forquilhinhas. Durante a reunião, foi realizado estudo de casos e organização de cronograma de reuniões para 2024. “Esses momentos são de extrema relevância para o trabalho de ambos os espaços, pois nos aproxima e nos possibilita trocas fundamentais para enfrentarmos (juntas) situações complexas das quais a assistência social faz parte”, explica a Assistente Social, Liliane Ferreira.
Atualmente, o Educandário é parceiro da Secretaria de Assistência Social de São José, por meio do SCFV, serviço que está ligado à Política Nacional de Proteção Social Básica. O principal objetivo do serviço é fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. “O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem um caráter preventivo, pautado na defesa e na afirmação de direitos, e no desenvolvimento de capacidades dos usuários”, completa Liliane.
O fluxo do serviço se dá, principalmente, pelo CRAS e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), onde as equipes desses equipamentos realizam os atendimentos às famílias. Por meio de critérios específicos, eles identificam a demanda e fazem os devidos encaminhamentos. Após esse processo é que o Educandário SC realiza a matrícula e passa a acompanhar a família.
Para participar do SCFV do Educandário SC as famílias precisam estar referenciadas nestes equipamentos da assistência social, terem o cadastro único e serem famílias com perfis (apresentarem situação de vulnerabilidade social).