Mestre Senzala participa do 17º Festival Passo a Passo, na França

Mestre Senzala participa do 17º Festival Passo a Passo, na França

27 de maio de 2025 Blog 0

O professor e oficineiro Djair, conhecido na Capoeira como Mestre Senzala, participou, de 17 a 19 de maio, do 17º Festival Passo a Passo, em Marselha (França). Representando o Educandário Santa Catarina, ele esteve presente nesse que é um dos maiores encontros de capoeira do continente europeu, organizado pela Associação Passo a Passo.

Com longa trajetória na capoeira, Mestre Senzala é referência reconhecida internacionalmente. Ele já esteve em diversos países e participou, em 2007–2008, de um projeto franco‑brasileiro para a produção de livro e DVD com técnicas básicas de capoeira, traduzido para quatro idiomas.

No Festival Passo a Passo, Mestre Senzala foi recebido pela prefeita de Marselha e conduziu uma série de oficinas. Em seguida, liderou o momento da troca de cordas — tradição que também realizamos no Educandário. Ele contou:

“Havia curiosidade sobre como acontece a Oficina de Capoeira do Educandário, porque compartilho muito das atividades que realizamos. No ato da troca de cordas, repeti a mesma dinâmica que fazemos aqui, pois nessa parte temos bastante experiência. Estavam presentes vários grupos diferentes: da Itália, Portugal, Israel etc. Foram dois dias de oficina, na sede da associação e em espaços abertos, como praças e gramados. Os pais passavam o dia com os filhos e acompanhavam. Foi muito gratificante.”

Desde 2007, a Capoeira faz parte das oficinas oferecidas pelo Educandário Santa Catarina e o Mestre Senzala esta à frente desde o início, promovendo disciplina, alegria e cidadania para crianças e adolescentes.

A capoeira, símbolo de resistência e identidade cultural brasileira, une esporte e arte. É uma manifestação cultural reconhecida mundialmente, e em 2014 foi declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A oficina de capoeira faz parte do projeto “Oficinas de Cultura e Arte Transformando Realidades (PRONAC 230615). O projeto é patrocinado pelas empresas: BNDES, Casas d´Água, Macromaq, Dominik, Engie, DVA e FNS Distribuidora.