A fotografia como recurso pedagógico
Em um contexto histórico, a primeira fotografia feita foi em 1826, na França, e rapidamente se espalhou pelo mundo. No Brasil, a fotografia chegou em 1840, graças à D. Pedro II. Desde então, a fotografia vem sendo usada de várias formas: para documentar a história, retratar pessoas e famílias, registrar a fauna e a flora, promover a arte etc.
A fotografia chegou também ao contexto social, para transformar realidades. Inclusive esse é o propósito das Oficinas do Educandário SC, o de transformar as realidades das crianças. A Oficina de Fotografia vai além das imagens que as crianças produzem, ela desenvolve a criatividade, a sensibilidade e promove o bem-estar.
“A ideia não é oferecer um curso profissionalizante, mas sempre no intuito de fazer o uso da linguagem digital para despertar neles a sensibilidade que eles têm e que sem dúvida será aplicada nas suas vidas pessoais e profissionais no futuro. Algumas técnicas como o processo de análise de cenários ou objetos, enquadramentos, ângulos, foco, composição das cores e luz ajudam as crianças a desenvolver e a sentir de maneira única. Não há duas percepções iguais, não há duas fotografias iguais – mesmo que tenham o mesmo objeto à frente. Essa é a maior riqueza que o ato de fotografar nos dá: personalidade”, explica a oficineira Lívia Maria Santos.
E os benefícios da fotografia no desenvolvimento infantil?
– Aumenta a capacidade de observação;
– Amplia a perspectiva;
– Estimula a imaginação e, consequentemente, a criatividade;
– Expande o horizonte;
– Melhora a interação social;
– Desenvolve a habilidade de se adaptar (em diferentes ambientes, com pessoas diferentes etc).