Conheça os benefícios da dança na educação infantil
Desde bebês, as crianças se expressam com uma série de movimentos ao ouvir uma música. Aos poucos entendem que esses movimentos (de pernas, braços, giros e palmas) é a dança. Além de ser uma demonstração de alegria dos pequenos, a dança tem um alcance ainda mais importante, que é o de contribuir com o desenvolvimento físico e psico.
A criança que dança trabalha a musculatura, fortalecendo-a, estimula a coordenação motora, flexibilidade, postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço e melhora na sua integração social. Como em toda a atividade física, o cérebro libera serotonina, substância que traz a sensação de alívio, melhorando aspectos como o humor e o sono, além de auxiliar na perda de peso, no equilíbrio e no aperfeiçoamento da resistência física.
“No Educandário SC a Oficina de Dança existe há mais de sete anos e a cada ano que passa o número de crianças inscritas só aumenta. São meninos e meninas dispostos a se divertir, aprender e a se relacionar uns com os outros. Aqui, entendemos que as crianças podem ter mais ou menos habilidade e auxiliamos no desenvolvimento corporal e social de cada uma”, explica a oficineira Amanda Zanetta.
Estimular as crianças a praticarem algum tipo de atividade física, a se movimentarem, é uma preocupação dos tempos atuais. Isso porque estudos feitos no Brasil estimam que cerca de 24% das crianças brasileiras chegam ao ensino fundamental (quando têm por volta de 6 ou 7 anos) com algum grau de atraso no desenvolvimento motor.
Não há um estudo conclusivo sobre as razões, mas supõe-se que seja o resultado das crianças que passam muito tempo sentadas diante de telas. “As crianças, desde bebês, já são apresentadas aos desenhos da televisão, celulares e tablets. Esses estímulos visuais, quando em excesso, podem inibir os estímulos motores, já que a maioria das crianças fica ‘enfeitiçada’ diante dos aparelhos eletrônicos”, alerta a oficineira Mariana Bleyer de Faria.
Por isso, papais, levem as crianças para brincar no parque, na rua, na pracinha, no jardim de casa. Estimulem os movimentos dos seus filhos e deixem que eles gastem energia. Dancem com seus filhos e aproveitem esses momentos para fortalecer os vínculos entre vocês.