Conheça os oficineiros: Amanda Zanetta (Oficina de Dança)

Conheça os oficineiros: Amanda Zanetta (Oficina de Dança)

21 de junho de 2023 Blog 0

A oficineira Amanda está no Educandário Santa Catarina desde 2010, muito antes do projeto das oficinas ser aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura. Iniciou como uma professora de ballet no contraturno escolar e utilizava uma estrutura física limitada e recursos financeiros escassos.

A Amanda é muito querida pelos alunos, principalmente pelas meninas que, em geral, adoram dançar. Contudo, alguns meninos mais tímidos se arriscam nas coreografias e apresentações graças ao olhar sensível da professora.

Além de passos de dança, ela gosta de dialogar com as crianças e adolescentes, de ter momentos de troca e vivências verdadeiras. Não é à toa que trilhou em paralelo a Faculdade de Direito e se formou advogada. Agora ela divide o tempo entre os documentos jurídicos e as aulas de dança em diversas escolas da região.

Entre as especializações e cursos de qualificação da Amanda destacam-se: cursos de ballet, dança de salão, hip hop, dança contemporânea, street dance e jazz.

Segundo a professora, o objetivo da Oficina de Dança no Educandário é de proporcionar às crianças a oportunidade de desenvolver habilidades motoras, cognitivas, emocionais e sociais. A dança é uma atividade lúdica que permite às crianças explorar o espaço, o tempo, o ritmo e o movimento de forma criativa e expressiva. Por meio da dança, as crianças aprendem a se comunicar de forma não-verbal, a expressar suas emoções, a trabalhar em grupo, a respeitar as diferenças e a valorizar a diversidade cultural. A dança é uma forma de arte que permite às crianças ampliar sua visão de mundo, desenvolver sua criatividade e imaginação.

A Oficina de Dança faz parte do projeto “Oficinas Educandário SC – Transformando Realidades – Ano 2”, aprovado na Lei Federal de Inventivo à Cultura (PRONAC 193562).