Conheça os Oficineiros: Djair/Mestre Senzala (Oficina de Capoeira)

Conheça os Oficineiros: Djair/Mestre Senzala (Oficina de Capoeira)

10 de janeiro de 2023 Blog 0

O Djair José Rodrigues, conhecido por Mestre Senzala, pratica capoeira há 34 anos e é formado em Educação Física. Como professor de capoeira atua há 28 anos, ou seja, tem MUITA experiência na área.

Djair está no Educandário há 17 anos e é um dos professores mais queridos e respeitados pelas crianças e adolescentes. Sua trajetória profissional está muito ligada a instituições que atendem crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, tais como: comunidade do Brejarú (deu aula por 18 anos), na Fucabem (4 anos), Colégio Reinaldo Wengartine (10 anos), entre outros.

Segundo Mestre Senzala, a Capoeira foi amor à primeira vista. Mais que uma luta, Djair viu um esporte e transformou sua paixão em profissão. Atualmente, ele é um capoeirista conhecido e reconhecido no Brasil – e também no exterior. “Já ministrei workshop em Paris, na França, e também fui uns dos poucos brasileiros chamados para gravar um DVD lá. Além disso, ministrei vários workshops na Colômbia e Argentina. Viajei muito pelo Brasil divulgando a capoeira e a cultura afro-brasileira colocando alegria na vida de muitas crianças”, explica. Mestre Senzala tem participação em um livro de capoeira básica (traduzido para quatro idiomas).

Para o oficineiro, é importante formar cidadãos e fazer com que essa arte leve educação, disciplina, saúde, prazer em estar com amigos e família, ou seja, oferecer a perspectiva de uma vida melhor. “A capoeira nos ajuda em vários fatores que incluem a parte cognitiva, motora, na coordenação…é um esporte completo”, finaliza.

A Oficina de Capoeira faz parte do projeto “Oficinas Educandário Santa Catarina – Transformando Realidades – Ano 2”, que contempla ainda as oficinas de capoeira, música e fotografia, aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC 193562).