Por que patrocinar um projeto via Lei Federal de Incentivo à Cultura?

Por que patrocinar um projeto via Lei Federal de Incentivo à Cultura?

7 de fevereiro de 2023 Blog 0

Um projeto cultural envolve a execução de ações artísticas e culturais. Normalmente, ele inclui um planejamento com objetivos e estratégias por um determinado período para que a arte tome vida. No caso do Educandário Santa Catarina, o projeto contempla oficinas culturais e artísticas de capoeira, dança, fotografia e música para crianças e adolescentes matriculados na instituição.

Qualquer pessoa física que tenha imposto de renda a declarar ou empresa tributada pelo lucro real pode financiar projetos culturais utilizando o mecanismo da Lei de Incentivo à Cultura, sendo que as pessoas físicas podem direcionar 6% do imposto devido e as jurídicas, 4%. Há duas formas de financiar um projeto com a Lei de Incentivo à Cultura: por meio de doação ou de patrocínio. A doação é um repasse sem retorno de imagem para o incentivador. É um apoio que resulta apenas da decisão de aplicar parcela do imposto de renda devido em um projeto cultural para o qual a pessoa ou empresa queira contribuir. O patrocínio é um repasse com retorno de imagem. Além de viabilizar a realização de um projeto, o patrocinador se beneficia de estratégias de comunicação, assinando o patrocínio com sua marca e inserindo sua imagem associada ao projeto selecionado.

Não é à toa que o projeto “Oficinas Educandário Santa Catarina – Transformando Realidades” está no segundo ano consecutivo de atividades. O impacto na vida das crianças, adolescentes e familiares é enorme. As oficinas promovem atividades lúdicas e culturais para desenvolver a independência emocional, o desenvolvimento de habilidades práticas e a educação para a vida, sem esquecer da sociabilização.

Outro benefício de patrocinar e apoiar projetos via Lei de Incentivo à Cultura é fomentar a economia local, por meio da geração de emprego e renda. Além da contratação dos oficineiros, são feitas as contratações de serviços e a compra de produtos e insumos para atender as demandas do projeto.

Conheça os patrocinadores do projeto “Oficinas Educandário Santa Catarina – Transformando Realidades – Ano 2”, aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC 193562): Orsitec, ST Importações, Cassol Centerlar, Celesc, Portobello, Dominik Metal Center, BRDE, Casas da Água. O projeto ainda conta com o apoio da Ventisol e DVA.

Obrigada por transformarem centenas de realidades!