Conheça os oficineiros: Ássia Barreto (Oficina de Música)

Conheça os oficineiros: Ássia Barreto (Oficina de Música)

10 de agosto de 2022 Blog 0

E vamos a mais uma apresentação dos novos oficineiros do projeto “Oficinas Educandário Santa Catarina – Transformando Realidades – Ano 2/2022”, com a professora de música Ássia Barreto. Ássia, mais conhecida como Sissa, tem 27 anos e é natural de Joinville, mas cresceu em Minas Gerais.

A música, como é de se esperar, entrou cedo na vida da Sissa. Todas as mulheres da sua família são envolvidas com música. Aos 6 anos tocava piano e logo em seguida também começou a tocar  violão. Aos 14 anos já ensinava os pequenos.

Com 17 anos mudou-se para o Distrito Federal e passou a cantar em bares. Nessa época, participou dos programas Raul Gil e Esquenta, onde fez participações musicais nos quadros de talentos.

Com 22 anos formou-se em Relações Internacionais, mas a graduação foi apenas um canudo, já que todo o seu corpo e sua alma pulsavam música. Foi aí que iniciou um curso de musicalização infantil, com foco na primeira infância (até os 3 anos).

Em 2020, em pleno ano de pandemia, Ássia veio morar em Florianópolis e cursar Mestrado na UDESC (que iniciou on-line). O tema da pesquisa da musicista foi Educação Musical Infantil, com uma abordagem inclusiva, baseada em estudos de Edwin Gordon.

“Não é sobre como você ensina a música, mas como a criança recebe os estímulos. São modalidades e padrões diferentes, trabalhamos a alternância de movimentos. Essa interação com as crianças é rica e saudável. Elas conhecem os instrumentos, se expressam e se divertem muito nas aulas”, explica.

O cronograma das aulas segue a seguinte proposta:

  1. Acolhida (apresentação)
  2. Aquecimento corporal e vocal (lúdico)
  3. Música Cultura popular
  4. Música Contemporânea
  5. Movimento rítmico
  6. Relaxamento

 

A Oficina de Música faz parte do projeto “Oficinas Educandário Santa Catarina – Transformando Realidades – Ano 2”, que contempla ainda as oficinas de capoeira, música e fotografia, aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC 193562).